sábado, 24 de setembro de 2022

Curso Digital Restauro Arquitetônico - A Teoria na Prática [O Campanário]

  

Já pensou em aprofundar seu conhecimento sobre restauro arquitetônico - entendendo a teoria na prática?

 Você talvez já tenha estudado as teorias do restauro, cartas patrimoniais e a história de seus principais formuladores. Mas talvez ainda não tenha encontrado uma forma de relacionar estes conhecimentos com a sua prática acadêmica ou profissional, nas pesquisas ou nos projetos  arquitetônicos.
 Que tal começar?


segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Curso Digital Patrimônio Cultural: Novas ideias do campo

 



Preparamos este novo curso para te ajudar a atualizar temáticas e abordagens no campo do patrimônio cultural!
Faça parte do grupo de primeiros inscritos (até 16/08) e participe de um encontro extra por webconferência:

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Workshop Digital - Inventários na Prática


O workshop digital Inventários na Prática abordará com profundidade o Inventário de Patrimônio Cultural, um importante instrumento de conhecimento e preservação do patrimônio arquitetônico e paisagístico. Inscrições abertas e informações no link: https://www.even3.com.br/inventarios/.
Será abordada a origem deste instrumento, a trajetória brasileira na sua aplicação, bem como as possibilidades metodológicas na perspectiva do planejamento urbano. Serão apresentados os valores culturais atribuíveis aos bens, possibilidades de métodos de participação social e aplicação de instrumentos urbanísticos que subsidiam a preservação. Por fim, será apresentada a discutida a legislação sobre o tema e o potencial dos inventários a partir da análise de estudos de caso.
Os inventários de patrimônio cultural são o ponto de partida para os processos de reconhecimento do patrimônio cultural, encaminhando as possibilidades de preservação.
Muito além do preenchimento de simples fichas descritivas, inventariar é identificar, estudar e interpretar os bens patrimoniais. Trata-se de entender as singularidades locais e também as relações transversais do patrimônio local com o regional e nacional, abordando o processo de ocupação do território e a sua evolução urbana. Valores históricos, arquitetônicos, artísticos, afetivos e paisagísticos são alguns dos valores culturais atribuíveis.
Os inventários são empregados como instrumentos não apenas de conhecimento, mas de preservação do patrimônio cultural desde o seu surgimento. Nos últimos anos, o inventário ocupa a centralidade do debate das políticas de preservação municipais, estaduais e federais.
Inscrições e mais informações no link: https://www.even3.com.br/inventarios/.