O blog Die Zeit completou no último dia 25 (25/02/2012) três anos de sua publicação!
Tivemos mais um ano com acréscimo de visitação: foram 11623 visitas únicas durante o último ano. Uma marca modesta, mas bastante significativa para um blog com esta temática, o que nos motiva a seguir em frente.
No último ano, expandimos nossas atividades para o twitter, como uma forma de movimentar o tema também nas redes sociais. Abordamos a problemática da preservação dos cemitérios da imigração alemã no Rio Grande do Sul, e também da destruição do patrimônio histórico arquitetônico, como no caso crítico de Campo Bom; e dos sítios históricos ainda informais, como em São Leopoldo. Também refletimos sobre a importância da qualidade da arquitetura contemporânea em centros históricos.
Promovemos um "intercâmbio cultural" apresentando as igrejas gêmeas de Kreinitz, na Alemanha, e de São Leopoldo. Comemoramos o dia do patrimônio abordando a diversidade do patrimônio cultural gaúcho. Buscamos lançar olhares sobre estilos ainda bastante desprezados enquanto patrimônio, como o Art Déco e o Estilo Missões.
Também buscamos os bons exemplos, apresentando detalhes interessantes do conjunto histórico de Jaguarão, tombado recentemente; em contraponto às manifestações como a demolição da casa da Praça XX em São Leopoldo ou a demolição de um bem histórico em Nova Hartz.
Sempre buscamos a conscientização da importância da preservação do patrimônio cultural, do seu reconhecimento pela população e poderes públicos. Felizmente, o Brasil tem uma legislação ampla e rígida para a tutela destes bens.
Infelizmente porém, o que observamos diariamente na prática é a omissão completa quanto a preservação. Uma situação em que é frequente a sobreposição de direitos individuais frente aos coletivos. Observamos o poder sendo exercido pelo mercado imobiliário em prol não da qualidade de vida e da identidade local, mas do lucro de alguns poucos.
A nossa luta, que é pelo interesse público e pela coletividade, acaba sendo recebida das formas mais adversas por quem se opõe a preservação patrimonial. Neste caso, só temos a lamentar a ausência de capacidade de diálogo de determinados agentes públicos.
Nosso agradecimento sincero a todos que nos acompanham, pelo tempo e paciência que concedem.
Obrigado!
Jorge Luís Stocker Junior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentário agressivo e difamatório:
ResponderExcluirJorge, você é daqueles caras que não desistem nunca, e melhor, sabe conduzir muito bem os seus posicionamentos. Parabéns pelos três anos de vida do Blog. A Sociedade precisa de mais jovens como você. Telmo Padilha Cesar
Longa vida a este Blog e continue sempre com sua atuação na Defesa do Patrimônio Arquitetônico do Sul.
ResponderExcluirParabéns! e que venham muitos e muitos outros aniversários!!!
ResponderExcluirTe amo e tenho um mega orgulho de ser sua companheira durante toda esses anos e mesmo que só um pouquinho de fazer parte dessa jornada =)